sábado, 24 de julho de 2010

Conhecendo sua História

O registro de nascimento e a certidão de identidade são documentos que servem para identificar as pessoas e que todos os brasileiros devem possuir.
Eles nos trazem informações importantes sobre as pessoas. Para que você conheça melhor esses documentos, pegue seu registro de nascimento , faça de conta que a carteira de identidade abaixo é sua e copie os dados necessários para o seu preenchimento.


O Tempo pode ser medido


A vida de um município, de um país ou estado pode ser representada em uma linha de tempo, Para isso precisamos aprender alguns termos referentes a contagem de tempo, tais como:
Década = 10 anos
Quartel = 25 anos
Cinqüentenário = 50 anos
Século = 100 anos
Milênio = 1000 anos
A cronologia, ciência da contagem do tempo, é uma das invenções do homem, que sentia necessidade de controlar o tempo,
Com isso criou variados calendários, como o chinês, o judeu ou outros.
O calendário que usamos é chamado Cristão, porque os anos são contados a partir do nascimento de Cristo.
Assim, se uma pessoa nasceu em 1980, dizemos que ela nasceu 1980 anos depois do nascimento de Cristo.
Crie sua linha de tempo,
Todo mundo tem uma história, você mesmo, os animais, as cidades, os países, etc...
A história do Paraná faz parte da história do Brasil. Nosso país, tomado oficialmente pelos portugueses em 1500, foi colônia de Portugal até 1822, quando foi proclamado a Independência. O Brasil adotou o regime monárquico que se estendeu até 1889, ano da proclamação da república.


A chegada dos europeus


O descobrimento do Brasil foi conseqüência das viagens marítimas de portugueses e espanhóis, que percorreram os oceanos antes desconhecidos.
Essas viagens eram conhecidas como as Grandes Navegações e resultaram na descoberta de novas terras.
Alguns anos antes de o Brasil ser descoberto, o rei de Portugal e o rei da Espanha uniram-se para dividir entre os dois países as terras que ainda não eram conhecidas pelos europeus. Eles fizerem um acordo, chamado de TRATADO DE TORDESILHAS.
Segundo esse tratado, uma linha imaginária serviria de limite as possessões dos dois países. As terras situadas a oeste de Tordesilhas pertenceriam a Espanha e as situadas a leste, a Portugal.
Se condicionarmos ao atual território brasileiro, o meridiano de Tordesilha atravessaria as atuais cidades de Belém (PA) e Laguna (SC).
Observe que a grande maioria das terras paranaense originalmente eram espanholas. Por isso, logo após o descobrimento do Brasil, os espanhóis, com medo de perderem essas terras para os portugueses começaram a ocupar nosso interior.


Portugal toma posse do Brasil


Em 1500, o rei de Portugal, D. Manuel, reuniu uma esquadra com o duplo objetivo de organizar um entreposto comercial nas índias e tomar posse das terras ocidentais pelo tratado de tordesilhas. Seu comandante era Pedro Álvares Cabral. Em 22 de abril de 1500, a esquadra de Cabral chega ao nosso litoral e oficializou a posse portuguesa das novas terras. A partir desse momento, o Brasil passou a ser colônia de Portugal.


Os primeiros donos da terra


No século XVI, quando chegaram ao Paraná, os índios europeus encontraram várias nações indígenas. Cada uma dessas nações eram divididas em tribos. A nação Tupi predominava no litoral, e suas principais tribos em nosso Estado eram os Tinguis, os Carijós, os Caiuás, os Guarapuabas e os Iratens. As tribos da nação Jê ocupavam a região do planalto. As principais eram os Caingangues ou Coroados e os Botocudos.
Os índios viviam da caça, da pesca e da coleta de alimentos. Algumas tribos praticavam uma agricultura simples, plantando principalmente o milho, mandioca, abóbora e batata doce. O trabalho agrícola era normalmente feito pelas mulheres. Algumas tribos desenvolviam um bonito trabalho de cerâmica e cestaria.
Há mais de 7 mil anos, os índios desbravaram as terras que formam hoje nosso Estado, abrindo um sistema de caminhos denominados Peabiru, que cortava o Paraná em várias direções.
Dos indígenas também herdamos nomes de rios e cidades que até hoje conservamos como: Rio Iguaçu, Paranaguá, Umuarama, Goio Erê.
Nos séculos XVII, os europeus foram gradativamente ocupando as terras indígenas. Esse contato levou à destruição dos nativos ou à perda de sua identidade cultural, já que eles eram obrigados a abandonar muito de seus costumes para assimilar os hábitos dos brancos.


A ocupação das terras paranaenses


De acordo com o tratado de tordesilhas, a maior parte do Paraná cabia à Espanha.
Enquanto os portugueses iniciaram a ocupação pelo litoral, os espanhóis vieram pelo interior, através do vale do rio Paraná e dos caminhos do Peabiru. Os portugueses ocuparam o território de forma lenta, porém contínua e sempre em expansão, ao contrário dos espanhóis que a partir de 1640, foram se deslocando em direção ao Paraguai, pressionados pelas expedições portuguesas.


A ocupação portuguesa.


Logo após tomar posse do Brasil, o governos português enviou à colônia algumas expedições para reconhecer e defender o novo território.
A primeira dessas expedições navegou pelo litoral brasileiro em 1501 identificando os acidentes geográficos e dando nome a eles. Há indícios de que os primeiros europeus a chegarem em nosso Estado fossem náufragos e deportados das expedições realizadas entre 1501 e 1519, cujo comandante era Gaspar Lemos.
Em 1530, D. João III, rei de Portugal enviou ao Brasil a expedição de Martin Afonso de Souza, entre outras coisas para dar início a colonização, esta percorreu o litoral brasileiro.
A primeira expedição portuguesa ao interior do Paraná foi a de Francisco Chaves e Pero Lobo, enviados por Martin Afonso de Souza em busca de ouro e prata. Foi destroçada por indígenas na década de 1530 e jamais retornou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário