quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PARANÁ - Pontos Turísticos

Um Estado com 200 mil quilômetros quadrados de emoções, onde a natureza entrecortou o litoral com lindas praias e baías, modelou os três planaltos, esculpiu Vila Velha e num momento de inspiração maior, criou as Cataratas do Iguaçu. 
Porém, não satisfeita com tamanha beleza, fez aqui o habitat da Gralha-Azul, que laboriosa, recobriu a terra com imensos pinheirais. Depois, de todas as partes do mundo, foram chegando os povos, que imitando a Gralha, fecundaram os campos, recobrindo-os com o verde das plantações de café, trigo e soja...
Nos contrafortes da Serra do Mar rasgaram estradas como a da Graciosa e a Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba.
Plantaram ainda, modernas e pujantes cidades como Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu, onde domando a força das águas, construíram Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo.


Esse é o Paraná, um Estado que se tornou gigante, porém sem perder a ternura e a hospitalidade.


CURITIBARespire fundo e venha descobrir Curitiba. São muitas as praças, parques e jardins que contribuem para o invejável índice de 50m² de área verde por habitante. 
Jardim Botânico, Parque Barigui, Parque do Passaúna, Parque Regional do Iguaçu, Bosque João Paulo II, Passeio Público: exemplos de respeito à qualidade de vida, assim como a Universidade Livre do Meio Ambiente no Bosque Zaninelli.
Estufa - Jardim Botânico
Mas em Curitiba existem alguns lugares que não podem deixar de ser visitados como a Ópera do Arame no Parque das Pedreiras, a Torre das Mercês - 109 metros de altura que permitem uma visão panorâmica da cidade, o bairro italiano de Santa Felicidade com sua arquitetura, adegas, restaurantes e lojas de artesanato típicos, e ainda a Rua 24 Horas, expressão de uma cidade que não pára. Seu progresso e modernidade são evidenciados também no Centro de Convenções que recepciona eventos de diversos âmbitos.
E, completando tais encantos, a cidade possui em seus arredores, atrativos que são um verdadeiro convite da natureza, aos que gostam de viver em contato com ela, como Saltinho em Tijucas do Sul, paisagem fantástica, formada por quedas d'água que despencam em nuvens de espuma, adornadas por florestas, flores e imensas áreas gramadas. Depois, aventure-se por entre colunas de estalagmites e estalactites, pacientemente trabalhadas pelo tempo, nas Grutas de Lancinhas em Rio Branco do Sul e Bacaetava em Colombo, que apresentam grande potencial turístico e espeleológico.
Mas as surpresas da natureza não ficam por aí. Conheça Campo Largo e as louças produzidas com suas terras argilosas ou ainda o Parque Histórico do Mate em meio a bucólica paisagem e Ouro Fino, com suas hortênsias, pinheiros, pássaros e piscinas de água mineral. É como um eterno convite à beleza e à imaginação.



LITORALDeixar-se seduzir pelo litoral paranaense é fácil: são apenas 98 quilômetros com várias ilhas, praias, portos, balneários, canais, penínsulas, baías e manguezais. Belezas que encantam, em um litoral onde sempre é possível descobrir novas paisagens.
Dos balneários parnanguaras de Praia de Leste a Pontal do Sul à paradisíaca Ilha do Mel com a histórica Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres e panoramas como a lendária Gruta das Encantadas e o Farol das Conchas, a costa do Paraná fascina.
Belas ilhas são o forte do Município de Guaraqueçaba, destacando-se a das Peças e do Superagui de grande valor histórico e paisagístico, que fazem parte do Parque Nacional do Superagui.
Em Matinhos, estão diversos balneários e entre eles, destaca-se Caiobá, a praia mais sofisticada de nosso litoral. Não deixe de visitar o Museu Municipal que funciona na antiga Igreja Matriz e de apreciar a vista panorâmica do alto do Morro da Cruz.

Caiobá
Ilha do Mel  Paranaguá
De ferry-boat, extasiando-se com as belas paisagens da baía, chegamos a Guaratuba, com praias extensas e límpidas, além de uma estrutura turística. É o maior e mais antigo balneário paranaense.
Mas se você preferir praias de água doce, vá ao Oeste do Estado, onde a construção da Hidrelétrica de Itaipu e o consequente represamento do Rio Paraná, fez surgir um imenso lago e muitas praias artificiais de indiscutível beleza, como as de Santa Helena, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu e de Marechal Cândido Rondon, dotadas de toda a infra-estrutura necessária ao lazer e a o esporte, principalmente o náutico.
Há ainda muito mais a se descobrir, a natureza ou o homem reservam uma sucessão de agradáveis surpresas, limitadas pela linha do horizonte, onde
as águas encontram o céu.



PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
Grutas, lagoas, quedas d'água, florestas, animais silvestres e inúmeras formas de expressão da natureza podem ser observadas e sentidas no Paraná. Paisagens emolduradas pelo verde, em quadros vivos de uma terra generosa, rica em sua fauna e flora. Um milhão de hectares de áreas preservadas que são uma preciosidade ecológica, uma autêntica obra de arte, esperando por você.
O Parque Nacional do Iguaçu, decretado Patrimônio Natural da Humanidade, com seus 170 mil hectares reúne uma das maiores reservas florestais da América do Sul e protege as internacionalmente conhecidas Cataratas do Iguaçu, além de atrações como o Salto do Macuco, o Poço Preto e o Centro de Visitantes.
Outro Parque Nacional é do Superagui em Guaraqueçaba, considerada pela UNESCO como o terceiro complexo estuarino-lagunar do mundo, abrigando diferentes espécies animais, algumas raras ou em extinção, além de exuberantes florestas, restingas, manguezais, lindíssimas praias e diversas trilhas ecológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário